30 de março de 2010

Loosho & Poder na Voluntários da Pátria

A Voluntários da Pátria é uma rua famosíssima em Porto Alegre. Famosa por diversos motivos. O primeiro é pela quantidade de prostitutas e mendigos que povoam o local, seja de dia ou à noite; a rua é célebre também pela diversidade na oferta e na procura de artigos como a pedra do crack e pela assiduidade de seus consumidores; o alto índice de periculosidade oferecido pelo logradouro também faz de seu nome muito conhecido pela cidade, de modo que lá é possível ter a sua bolsa magistralmente recortada com um bisturi e esvaziada sem que você perceba e sem que ninguém lhe avise sobre o fato. Se o seu celular tiver sido roubado na cidade, ele certamente poderá ser reavido na Voluntários da Pátria; e o mais bacana é que você pagará um precinho camarada para os senhores que se empenham de uma forma admirável para satisfazê-lo.

No entanto, a fama de que eu mais gosto na Volunta - como é conhecida por aqueles que não se intimidam em adentrá-la - é a da quantidade de lojinhas baratas. A Volunta é a minha Disneylândia no começo de cada mês!


É lá que as gurias etc e tal...

Abastecida com lojas diversas (possui um camelódromo, que fica sobre vários pontos-finais de ônibus), lá é possível encontrar uma quantidade infinda de estabelecimentos de lingeries - cujas representantes permanecem na porta com seus flyers e folders, enunciando com suas vozes e sotaques peculiares a seguinte frase "fábrica de calcinhá" -, de artigos de entretenimento - o ramo publicitário faz-se presente também com os fiéis "cedêdevedêcedêdevedê" -, a clássica loja de jeans Sonex e as dezenas de outras lojas de roupas.



A melhor de todas, na minha opinião, é a Sul Center Fashion - dona do slogan "o barato que virou moda" (infelizmente não possui site) -, uma loja de departamentos ma-ra-vi-lho-sa, uma espécie de Citycol gigante, uma Feirinha de Itaipava indoor.



Com um pouco de disposição, é possível fazer compras muito proveitosas na Sul Center Fashion, a preços muito bacanas, e ainda fugir daqueles discursos muitas vezes pré-prontos sobre lojas de departamentos (Renner, C&A, Riachuelo, Leader, Marisa...), segundo os quais não se pode comprar nelas sob o argumento de que há uma produção em grande escala . Só existe uma Sul Center Fashion na cidade, portanto, em termos matemáticos, o risco de atravessar a rua e esbarrar com alguém trajando o mesmo modelito que o seu é o mesmo que se corre quando se veste uma Farm, e menor do que quando se compra na Zara, por exemplo.

Na entrada da loja veem-se de cara shorts com strass, blusas transparentes com decotes na frente e atrás, bonés onde há escrito "vida loka", e muitas pessoas ávidas por uma promoção, esbofeteando-se pelo menor número de manequim. Porém, timidamente, você pode ir entrando, pedindo "sensa" aqui, "sensa" acolá, analisando outras peças com mais critério.



Mês passado, quando eu estava voltando para casa, papai disse que havia adorado o vestidinho bege bordado que eu estava usando, e mal ele imaginava que eu havia comprado duas unidades de cores distintas do mesmo modelo - a bege e outra preta - na tal da Sul Center Fashion de Porto Alegre, pela bagatela de R$20 cada.

Vejam só a combination:



Pretinho super básico para trabalhar, com Melissa Flowers by Isabela Capeto.

E detalhe para o bordado:



A Melissa fica combinandinha com o colar de madeira pintada, que ganhei de um hippie que conheci na calçada da rua Frei Caneca (SP), no começo do ano. Infelizmente de hippie não se dão referências, pois eles são meio itinerantes.

Então, minha gente, aproveitemos este mês que se inicia e nos deleitemos na Volunta!

16 comentários:

  1. Oi estou gostando do blog. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Oi, pena não saber quem você é! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma parada que representa, rs.
    Aquele salve da 25 de Março, haha.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Também sou fã da Sul Center Fashion.... quase enlouqueço lá dentro. Rsrs.
    Parabéns pela postagem.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. O MAIOR PROBLEMA DA SUL CENTER FASHION É O SACRIFICIO QUE TEMOS QUE PASSAR PARA CONSEGUIR UMA ROUPA GG, POR EXEMPLO!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Isso é verdade, mas mesmo assim eu acho que é mais fácil encontrar um GG lá do que nas outras lojas!

    ResponderExcluir
  7. ahhahahahaha
    demaaais o teu blog
    ameei ameeei
    parabééns!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu artigo, descreveu exatamente o centro de POA, é como se você nascesse aqui!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi eu simplesmente adoro a loja sul center!!! Lá eu faço minhas compras, compro presentes e ainda indico para minhas amigas, que sempre elogiam alguma roupa que estou usando.... bjos

    ResponderExcluir
  10. Lokaaa!! Tu escreve bem msm. E pra quem mora no Rio, tu tá bem Portoalegrense!? rsrsr Congratulations!

    ResponderExcluir
  11. olá ! também gosto muito da loja sul center ainda mais porque a minha filha é muito exigente com as roupas dela, assim posso gastar pouco e deixar minha filha na moda. Bye!

    ResponderExcluir
  12. Olá Adorei teu blog muito bem explicado realmente na sul center agente encontra roupas muito bonitas, no inverno comprei um sobre tudo lindo que depois tive em um evento no qual tinha aquelas feras de tudo artesanato, roupas, uma moça me atacou perguntando onde eu tinha comprado aquele casaco! adoro comprar lá hehehe tbm faço essa combinação de melissa que eu tbm amo bjs
    abraços parabéns Janaína Porto Alegre

    ResponderExcluir
  13. Sempre vou na voluntários comprar coisas, para mim e p o marido... algumas coisas são encontradas em outras lojas pelo dobro do preço, por isso é bom garimpar por ali. Tem muita quinquilharia e coisas comuns, mas há as que valem a pena, sobretudo para quem sabe escolher e se vestir.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde

    Não sei se você é gaúcha ou não, o fato é achei de péssimo gosto o modo pejorativo como se referiste a Rua Voluntários da Pátria.

    Problemas como estes existem em todas as grandes cidades, principalmente no Rio e São Paulo, a Cracolândia é um grande exemplo.

    Expressar nossa opinião é um direito de todo o cidadão, mas denegrir a imagem de uma cidade ou estado não está entre estes direitos.

    Como gaúcha me senti completamente ofendida.

    Espero que você desenvolva seu senso coletivo e tenha mais cuidado com os próximos artigos que publicar.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Anônimo,

    Como bem disse no seu comentário, expressar uma opinião é um direito de todos, e muito bem você o fez sobre o post no blog, no enanto, parece ter havido um equívoco no que concerne à concepção sobre o que se trata "denigrir uma cidade", visto que a farta variedade no comércio e na prestação de serviços da Rua Voluntários da Pátria citada no post não é uma opinião: é um fato. Ter citado tais itens desta cidade não exclui a existência em outras, como você igualmente enumerou. Se você se sentiu ofendida como gaúcha, eu, como brasileira, sinto muito.
    Um abraço e feliz 2012.

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia Lella,
    Concordo com o comentário do anônimo aí em cima. Achei bem bacana falar de nossas lojas populares, porém achei de péssimo gosto o modo como retratou a rua Voluntários da Pátria, logo percebo que não és gaúcha e tão pouco sabe a história dessa rua e de nossas tradiçoes. sou gaúcha de Alegrete, e doutora em história das tradiçoes do RS. Fazer esse tipo de cometário não leva a nada. Continue falando de lojinhas e modelitos bregas que você terá mais sucesso. Fica a dica!!

    ResponderExcluir