12 de abril de 2010

All Star smells like...

A primeira vez em que eu ouvi Nirvana consciente do que estava fazendo (é diferente ouvir Nirvana de uma forma incônscia e ouvir Nirvana sabendo do que se trata, conhecendo a história da banda, das músicas, do significado do rock etc), eu sabia que aquilo iria mudar a minha vida pra sempre. A primeira música de que me lembro ter ouvido, a "Lithium", com o Cobain cantando de forma desleixada e dizendo "sou tão feio, mas, e daí?, você também é...", entrava rasgante pelos poros; a letra soava como uma profunda poesia cujo significado só fazia sentido mesmo à epidérmica melancolia frívola que só a juventude consegue compreender.




E, aos 12 anos, o Bleach, o Nevermind e o In Utero compuseram a tríplice poética que alimentava a minha alma de tal forma que nem a obra completa de T.S. Eliot oito anos depois conseguiu fazer. Esdrúxula e gastronomicamente comparando, é como se colocassem lado a lado a pizzaria Lux, de Marechal Hermes, e as pizzarias da rede Parmê, que, mesmo com a qualidade e a superioridade em seus sabores, perdem para a Lux, que, devido a toda a associação do contexto histórico, é disparadamente mais gostosa.

Tudo bem que a Parmê nem é o ó do borogodó, mas pra Realengo, artigo de luxo era a pizzaria do Filé na praça da Igreja...

Enfim, foi ouvindo Nirvana que eu tomei a decisão de pedir ao meu pai pra me dar um All Star de presente, e isso, estilisticamente falando, mudou também a minha vida para todo o sempre.

Meu primeiro All Star, comprado na loja Kik do West Shopping:


Depois do xadrez azul, seguiram-se mais alguns, como, por exemplo, estes:




O All Star, como todos sabem - e muito provavelmente por experiência própria -, é um tênis muito usado por adolescentes e possui um significado marcante na vida de muitos jovens dos anos 80 e 90, assim como o Nirvana. Através do tempo, das celebridades que o incorporaram ao cenário dos movimentos de rebeldia (sem causa ou não, diga-se de passagem), ele foi agregando consigo valores e por si só começou a carregar o status de uma juventude muito rock and roll, ou, no mínimo, só de uma juventude. Para aqueles que o adotaram como um dos símbolos da sua geração, até hoje é difícil não ver um All Star sem sentir aquela nostalgiazinha. Porém, ao contrário do que se pode imaginar, o sapato não é apenas um fenômeno temporal isolado de uma geração específica, e embora ainda hoje seja preferência de jovens, ele também acabou por adquirir uma legião de fiéis daqueles que foram jovens há duas ou três décadas e não são mais.

Ou seja, hoje, daqueles fãs de Nirvana e frequentadores de tributos das Lonas Culturais, veem-se personal stylists, jornalistas esportivos, componentes de orquestras, professores seríssimos... em suma, um grupo de profissionais adultos com seus vinte e poucos anos que, sim, provam que All Star é fácil de calçar!

Hoje mesmo eu separei um modelito com um dos All Stars que tenho, um sobrevivente, daqueles da época em que All Star de cano longo custava R$50, e ainda era caro (comprado no Largo da Carioca, presente de 15 anos!), e que eu particularmente acho super bonitinho para um dia de meia-estação. Voilà:



Calça da Maria da Praia: R$29,90.
Blusa da Sul Center Fashion, Volunta: R$8,90.
All Star de uma loja no Largo da Carioca (esquina com a Uruguaiana): R$50 (nos idos tempos de 2002).
Cachecol da Pompeia: R$19,90.
Casaquinho que uma ex-namorada biscate do meu pai comprou em Petrópolis (espero que tenha sido bem caro).

Porque vocês sabem que não tem volta: se uma vez na vida a gente ouve Nirvana e calça esses lindos e versáteis sapatinhos, a nossa alma vai cheirar eternamente como um espírito jovem...

6 comentários:

  1. aaaah, ser jovem no final de 90 e inicio de oo nos subúrbios cariocas...matar aula pra comer na padaria do filé ou mentir pra mãe e ir quebrar a perna em shows de rock da lona cultural? quase sempre um tributo antigo, hoje se torna um tributo jovem...minhas costas ainda não doem com uma noite de bebedeira mal dormida, mas minha alma treme até hoje ao passar de 391, beirando a linha do trem. meu coração suburbano ama com tanta nostalgia hoje em dia que smells like teen spirit parece deveras um cheiro impregnado em mim. bom, a única coisa que posso dizer é: caixinha! oooobrigaaadooo!
    hehehe, amei o post s2

    ResponderExcluir
  2. Lella,
    Amei o post!
    De uma jovem de 32 que nunca se sentirá velha demais pra calçar seu All Star,
    Aline

    P.S.: Que saudades da época que o All Star custava pouco...

    ResponderExcluir
  3. Pô, eu já tive um All Star. Se nao me engano foi R$ 35, mas isso há 10 anos atrás... Era jeans e acabei jogando fora pq ja tava meio amarelado, mas vi que comparado com os seus até que tava em bom estado! hahaha. Tenho vontade de ter outro, mas não tenho di$posição para encarar o valor atual! hehehe. Prefiro comprar um vestidinho...

    ResponderExcluir
  4. Natália, valeu por esculachar meu All Star de estimação! rs

    *

    Aline, saudades também... agora sou adepta dos genéricos, que já estão caros, rs.

    *

    Caixinhaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  5. Opa beleza? Vi o link do seu blog em uma comunidade e resolvi da uma olhadinha.
    Mais aqui tenho umas dicas para você da um UP no visual do seu blog.
    Tipo passa ele para um dominio profissional gratis ou compra um .com
    si nao quiser comprar tem varios dominios gratis que sao totalmente profissionais
    tipo com final cz.cc ou co.cc tenho uns tutoriais aqui neste forum si quiser ver?

    Tutorial Dominios Porfissionais gratis.

    Si quiser divulgar seu blog nesse forum tbm tem como:

    Forum Para Blogueiros


    Té mais espero que te ajude.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bom? Também tenho uma coleção de All Stars anos -2004. Vamos entrar em contato pelo pedroh.mmarins@yahoo.com.br. Abraços.

    ResponderExcluir