23 de abril de 2010

Salve Jorge!

E no dia 23 de abril o Brasil Fashion Pobre não podia deixar de homenagear um dos santos mais populares do Brasil: São Jorge da Capadócia!



Sabe-se lá o porquê - acredita-se que pela sua fama de bravura e fidelidade e pela identificação do povo brasileiro com a sua lenda -, São Jorge é um dos santos mais devotados do país, sendo a ele decretado inclusive feriado no município do Rio de Janeiro, o que lhe confere, ainda que extraoficialmente, o título de segundo padroeiro da cidade.

No sincretismo, ele geralmente é associado a Ogum (na Bahia é Oxóssi), que também é um dos orixás mais queridos por nós.



Há diversas homenagens a ele mundo afora, desde uma pintura de Rafael exposta no Museu do Louvre até um castelo em Portugal com seu nome. E a popularidade aqui foi tamanha que, de uns anos pra cá, São Jorge tornou-se alvo também da moda: são inúmeras as camisetas, bolsas, cangas e demais peças com a sua estampa. E, cá entre nós: a combinação verde e vermelho é um luxo, né? Até a minha casa tem essas cores e um quadro do Guerreiro protegendo a entrada, para que meus inimigos tenham mãos e não me toquem, tenham olhos e não me vejam... sabe comé que é...

E é por isso que hoje, em reverência ao capadócio, eu também trajei suas cores:



Vestido de lã da Francini Modas (centro de Viamão), R$39,90;
Meia-calça rendada da Marisa, R$19,90;
Lenço palestino da Hippie Chique (presente da Luzia Michelon);
Bota da Picadilly (não me lembro, acho que R$120).

E, pra finalizar, fico por aqui deixando a cráááássica música do Jorge Ben, que praticamente virou uma oração, sintetizando os pedidos a este santo que, por vontade do próprio povo, hoje é nosso representante:

Jorge Da Capadócia
Jorge Ben Jor

Jorge sentou praça na cavalaria
E eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia
Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham pés, não me alcancem
Para que meus inimigos tenham mãos, não me peguem, não me toquem
Para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam
E nem mesmo um pensamento eles possam ter para me fazerem mal

Armas de fogo, meu corpo não alcançará
Facas, lanças se quebrem, sem o meu corpo tocar
Cordas, correntes se arrebentem, sem o meu corpo amarrar
Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge

Jorge é de Capadócia, viva Jorge!
Jorge é de Capadócia, salve Jorge!

Perseverança, ganhou do sórdido fingimento
E disso tudo nasceu o amor
Perseverança, ganhou do sórdido fingimento
E disso tudo nasceu o amor

Ogam toca pra Ogum
Ogam toca pra Ogum
Ogam, Ogam toca pra Ogum

Jorge é da Capadócia
Jorge é da Capadócia
Jorge é da Capadócia
Jorge é da Capadócia

Ogam toca pra Ogum
Ogam toca pra Ogum

Jorge sentou praça na cavalaria
E eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia

Ogam toca pra Ogum
Ogam toca pra Ogum

5 comentários:

  1. Vá me desculpar, mas não vejo bota nenhuma. Anônimo!

    ResponderExcluir
  2. Salve Jorge!

    E que modelito, hein? Adoro combinar verde e vermelho, mas nunca tinha me dado conta que eram as cores do Guerreiro... beijins

    ResponderExcluir
  3. É que só os inteligentes podem ver, hehe

    ResponderExcluir
  4. essa música na voz de caetano é coisa linda de deus

    ResponderExcluir
  5. Sou obrigada a concordar; é a minha versão favorita, beesha!

    ResponderExcluir