26 de agosto de 2010

A macumba é da boa!

No mês de junho, no look de Copa do Mundo, postei aqui a foto de uma pulseira cheia de de olhinhos gregos, um talismã que, segundo alguns, é poderoso contra mau-olhado.





Falando em talismã, certamente você encontrará alguém que conte com o poder de algum amuleto, seja esse de procedência africana, turca, cristã, hindu, celta ou desconhecida mesmo. O fato é que, principalmente no Brasil, devido ao nosso grande sincretismo religioso e à nossa miscigenação étnica, temos o hábito de incorporar crendices de todos os cantos. Já li que crendice está atrelada à baixa escolaridade, pelo fato de se tratar de uma crença irracional, mas, partindo deste princípio, nem as religiões - quaisquer que sejam - nem mesmo as mitologias poderiam ser aceitas por grupos escolarizados. Ou seja, não faz sentido. Enfim. Amuletos são apenas a transferência do desejo de felicidade a um objeto concreto. Como se diz em francês, amuleto é porte-bonheur (porta-felicidade).

E, claro, como somos criativos demais, não tardou para que a crendice virasse moda. Dia desses tava reparando na quantidade de talismãs que as pessoas usam como adorno, inclusive eu. Desde tatuagens com dizeres bíblicos, camisas de São Jorge, acessórios de porte-bonheur etc.

Um dos meus preferidos é este colar cheio de coisinhas macumbísticas, comprado na feira de artesanado de Porto Alegre. É da barraca de uma tia que só trabalha com couro.



Aqui temos sal grosso, uma nota de um dólar, um patuá, olho grego, trevo de quatro folhas, uma boneca de vudu, pimenta. Custou R$25, mas é tanta felicidade que valeu o investimento, rs.

Como diz aquela célebre frase no filme Cidade de Deus: olho grande seca até merda na chuva. Seja lá com olho grego, culto a Jesus Cristo nosso senhor, arruda atrás da porta, axé da Pomba-Gira na umbanda, banho de sal grosso ou incensos ou simples dizeres sai pra lá, olho gordo, chuta que é macumba ou volta pro mar, oferenda, é sempre bom se prevenir de um olhão e se livrar daquelas energias ruins. Se for num super style melhor ainda. Ah, e parar de dizer que tem invejinha dos outros também é bom. Ficadica.

E quem nunca ouviu falar nos brincos de filtros dos sonhos que aqueles hippies vendiam no Largo da Carioca, nos áureos tempos? Todo mundo já deve ter tido um brinco com um desses, ou ao menos viu alguém usando. A origem é indígena, de tribos norte-americanas e, como sugere o próprio nome, serve para captar os sonhos e as energias ruins, as más vibrações. Verdade ou não, só o fato de a pessoa já ter um filtro dos sonhos consigo já demonstra a intenção de espalhar ao seu redor as good good good good vibrations. Este que eu tenho foi feito por um amigo, o Suriel. Pra combinar com ele, o tão famoso terço budista, que virou febre no Saara em 2003, conhecido como Pulseirinha da Dóris da Novela.



Há também camisetas com temática hindu (Ganesh, Sarasvati, Laksmi, deuses da fortuna, das artes, do conhecimento), sem contar com a riqueza decorativa dos budinhas e sapinhos da fortuna com moedinhas que são bonitinhos e enfeitadinhos para colocar no quartinho. Oin, que inho.





Bom, a pulseirinha de olho grego que veio lá da Turquia não adiantou muito na Copa, e o Brasil perdeu nas quartas. É claro que macumba por si só não adianta (quem me conhece sabe da história que em 2001 eu fui na festa da Pomba e pedi a ela e ao Exu pra passar no concurso do CEFET e não passei, rs). Mas tem uma simbologia bonita, muitos são esteticamente agradáveis e representam muito da nossa cultura.

E a sua macumba, qual é?

5 comentários:

  1. Não adiantou mas a senhorita foi e voltou da França, sã e salva. Nem o avião da Tap caiu, nem você caiu nos trilhos do metrô, nem perdeu as promoções do solde. Graças a quê? Graças a quê, me responde. Pôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôrra!

    ResponderExcluir
  2. puxa, me senti excluída, não tenho nenhuma mandinga. vale usar a cidade de oráculo? por exemplo: se aquele carro estacionar naquela vaga acontecerá o que eu quero, ou se eu ganhar esta partida de paciência spider faço isso, caso contrário, faço aquilo. e por aí vai...
    ah também fui adepta daquelas fitinhas que, amarradas no pulso, davam direito a três pedidos, um para cada nó. sempre pedi paga ganhar na megasena e nunca deu certo. mas, certa vez, pedi para um moço gostar de mim (eu tinha uns 10 anos) e 4 anos depois da dita cuja arrebentar não é que deu certo? deu, mas aí ele já não fazia mais o meu tipo. desde então procuro uma mandinga que não seja atemporal rs.

    ResponderExcluir
  3. Genteeeeeeee, é verdade, esqueci das fitinhas!

    As fitinhas do Senhor do Bonfim são as coisas mais legais e bonitinhas e estilosas do mundo! Adoro, vou tirar fotos e postar.

    Hahahahah, eu também uso a cidade e os objetos da minha vida como oráculo, que nem a Mathilde do filme Eterno Amor!

    ResponderExcluir
  4. eeeepa perguntou pra pessoa certa kkk

    Eu ando com todo o tipo de macumba q me derem. Tenho um terço dado por uma preta velha, patuá de feijão para atrair fortuna, mini-terço de Aparecida, pedra, incenso, fitinhas.. AMO muito Tudo isso!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. indiotice pobre e a puta que te pariu

    ResponderExcluir