26 de julho de 2012

Unhas postiças pra quem não levou porrada

A ansiedade é uma das grandes enfermidades do século XXI, um dos males da pós-modernidade. Em alguns casos trata-se de um estado comportamental oriundo de uma circunstância muito específica, mas na maioria das vezes nada mais é do que o resultado de uma rotina cada vez mais imediatista, competitiva, exigente e estressante. Dependendo do grau, ela pode ter origens biológicas, neurológicas e ser considerada realmente uma doença. Para ambos os casos existe tratamento: antidepressivos, ansiolíticos, psicoterapias, musiquinhas bolivianas e sons de cachoeira etc. 

Bob Marley é um dos maiores expoentes de métodos ansiolíticos

Claro, tudo isso se você não tiver sido filho da minha mãe. Pois, neste caso, todas estas características convergem em uma frase apenas: isso é falta de porrada

Mas sabe-se lá por quê, apesar de todas as lições, comecei a roer as unhas aos dez anos e nunca mais parei. O ato de roer as unhas - clinicamente chamado de onicofagia - é uma das principais características de pessoas ansiosas. Ao menos posso me autodeclarar uma pessoa definitivamente moderna até mesmo nos males crônicos, pois poderia parecer da tísica, mas cresci ansiosa. 

Agregando minha modernidade à tradicional criação da mamãe, para inibir o hábito e acabar com a aparência tão desagradável das unhas, resolvi mudar: decidi fazer as aplicações da tal de unha acrigel! Mas os preços não são muito convidativos, além do fato de a duração não compensar, sobretudo considerando o valor da manutenção, que deve ser feita periodicamente. A alternativa seriam as unhas postiças. 

Mas unhas postiças, além de serem muito extravagantes, vivem caindo. 


Alcione e suas unhas

Certo? 

Pois é, não necessariamente.

Conversando com uma manicure da Fing'rs, descobri uma infinidade de unhinhas discretas com formatos diversificados, adaptáveis a cada mão (eu, que só conhecia aquelas unhas que vêm em saquinhos e custam em média um real, achei uma grande novidade, rs) e, mais do que isso, uma cola que realmente não deixa a sua mão na mão: tem uma durabilidade satisfatória, que chega até a uma semana, permitindo que possamos lavar os cabelos, a louça etc. 

Isso quebra pra-ca-ram-ba o galho, além de praticamente acabar saindo mais barato do que um serviço de manicure para aquelas que levaram porrada suficiente, digo, para quem não rói unhas e tal. 

A caixa com 24 unhas da Fing'rs custa em média R$12, e a cola, da mesma marca, que rende dezenas de aplicações, fica em torno dos R$7. 

Eis uma foto de minhas linhas mãos com as unhas roídas.



Para aplicar as postiças, fiz rapidamente as cutículas, escolhi cada unha que melhor se ajustasse às minhas, cortei e lixei tudo direitinho. 


Comprei três esmaltes para comemorar, mas acabei escolhendo o vermelho Melancia, da Colorama. 

Depois de ajustadas as unhas, coloquei um pinguinho de cola em cada e pressionei uns dez segundos, até que ficassem grudadas por completo. 


E, pra finalizar, o esmalte, passado normalmente. 



Escolhi um tamanho curtinho pra dar naturalidade. A cobertura não ficou tão boa, mas o problema não é do produto e sim da (falta de) coordenação que me assola. 

Pra você, que não levou laço na vida, solução boa, bonita e mais barata que uma caixinha de Rivotril, hein?

Um comentário:

  1. Nossa um post até achei estranho. rs entao ficou bunito e vc escolheu logo o mas difícil, depois do preto, de pintar e limpar. Contando esta dificuldade, ficou perfeito.
    Agora compartilhando tbm, meu problema com unas é mante-las feitas por muito tempo, nao que não dure quando feitas, mas é que eu faço em casa tbm, ai fazer 2 semanas e legal ai na terceira eu já nao tenho saco ai tiro, nao faço e rou tudo dinovo na primeira demora do onibus. rs

    ResponderExcluir