12 de junho de 2010

A Copa do Mundo é nossa!

Pois é, meu povo, começou a Copa do Mundo!

Na Copa do Mundo acontecem coisas muito engraçadas: as pessoas que ao longo dos demais quatro anos não entendem de futebol e sequer se interessam pelo esporte passam a dominar o assunto, a acompanhar o mundial, a palpitar com muita propriedade, a vibrar em um movimento nacionalmente uníssono que, se fosse assim pra todos os quesitos do nosso país e sempre, tudo funcionaria mais rápido e melhor ou simplesmente funcionaria. Faz parte, já diria o sábio Kléber. Afinal, quem é esperto não perde a oportunidade de fazer uma festa e, gostando ou não de futebol, não tem medo de ser feliz. E, acompanhando esse movimento, eu faço tal qual Seu Boneco e... vou pra galera!

Copa do Mundo é uma coisa bacaníssima de se ver; são poucas as situações em que você chega em um ambiente público repleto de pessoas estranhas e compartilha com elas a mesma ansiedade, a mesma expectativa, a mesma tensão, convivendo durante 90 minutos com desconhecidos como se fossem companheiros de longa data e trocando olhares que sabem o que significam. E no fim, todos, naquele momento, acabam por tornar-se cúmplices de algo que não se sabe bem o quê, mas são. Aliás, sabemos sim: cúmplices de uma paixão, oras! A paixão pelo futebol, a paixão de ser brasileiro: nem que seja só na Copa do Mundo. \o/

E na Copa as pessoas geralmente também pensam no figurino; em colocar aquela camiseta esperta da seleção brasileira, em fazer uma decoração em casa ou no comércio etc. O problema é que a combinação das cores da nossa bandeira é uma coisa pra lá de difícil, e pra ultrapassar a fronteira da cafonice basta um descuido. Como pobre que se preze não tem nunca dinheiro pra morrer na compra da camisa oficial, eu pensei em uma roupinha que usasse as cores da nossa pátria amada de modo que tentasse – veja bem, tentasse – não ficar muito brega. E usando acessórios disponíveis em casa mesmo.



Regata pseudocanarinho da Marisa, R$5,90;
Colar feito por mim mesma (florzinha dada de presente pela minha irmã);
Calça de uma lojinha qualquer, R$49,90;
Faixinha verde da Feira da Redenção de Porto Alegre, R$8;
Bolsa da Ellus, R$60.
Melissa Love Li (na liquidação), R$39,90

Uma foto especial dos acessórios (fotos tiradas pela minha mãe, na manhã ensolarada de hoje, quando os hermanos argentinos venciam da Nigéria). Mamãe insistiu que num post sobre as cores brasileiras eu deveria mostrar de perto os acessórios perto de um pé de tangerina, que era a cara do Brasil, rs.



Atenção para a pulseirinha repleta de olhos gregos (ou olhos turcos). Considerado um talismã contra o mau-olhado, a pulseirinha não apenas serve para combinar perfeitamente com todas as cores da nossa bandeira como para afastar toda a ziquizira possível na hora do jogo:




Inspirada na camiseta dos EUA - jogo ao qual eu assisto agora, 1x1 com Inglaterra -, pensei em outro look, que também tem a ver com a Copa, com o Brasil e com uma campanha que tenho feito desde a escalação do Dunga. E aí, qual roupinha vocês preferem?

6 comentários:

  1. Eu realmente nao ligo pra futebol, mas Copa eh Copa! Adoro!! Mas vc tem razao... Pra cair na breguice usando o verde e amarelo eh mole. Ja vi cada combinação na rua... Esse ano me limitei a comprar uma blusinha na C&A com a Minnie jogando bola. Detalhe q foi na seção infantil, cm eh d costume qd vou comprar roupa...

    ResponderExcluir
  2. Adoro a copa!! Muito mesmo.
    Porém pela 1º vez não vou poder ver os jogos - trabalho- :(
    Terei que me contentar com reprise no Sport tv.
    Mesmo assim anda grito. Pra frente BRASIL!!

    bjs amiga boa sorte no velho mundo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também não estou podendo assistir aos jogos, mas por dentro eu também grito pelo Brasil! Que mané Sportv, Jane, deixa de ser rica, o negócio é ver os melhores momentos no Jornal Nacional hahaha.

    ResponderExcluir
  4. A primeira combinação funcionou. Que mané camisa do Vasco. Fico com o verde e amarelo e o pé de tangerina. Acho que sou a única pessoa que pemanece torcendo contra a Argentina, mesmo confessando que gosto de ver o Messi jogar. Sabem como é, rivalidade de berço não dá pra superar assim... rsss

    ResponderExcluir
  5. Dodô na seleção? Nota-se que não entende nada de futebol, tampouco do seu time.

    ResponderExcluir
  6. Ihh, esse Anônimo ou não leu o texto ou tá precisando melhorar o humor! Será síndrome de Malcom?

    ResponderExcluir